Publicidade
notícias
27/11/2015
Cooperativismo: Coamo comemora 45 anos de sucesso
Evento realizado nesta sexta-feira (27) com diretoria, cooperados e funcionários marcou o aniversário da cooperativa
Fundada em 28 de novembro de 1970, em Campo Mourão, por um grupo de 79 agricultores na região Centro-Oeste do Estado do Paraná, a Coamo é uma cooperativa forte que garante segurança e solidez, e promove o desenvolvimento econômico, técnico, educacional e social para mais de 28 mil associados. 


O idealizador e presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, conduziu os primeiros experimentos de trigo na região de Campo Mourão no período de abril a setembro de 1969, com pesquisa de competição de variedades, adubação, calagem e época de plantio. “A ideia de montar uma cooperativa de produtores não foi uma tarefa fácil, já que a região tinha terras impróprias para a exploração devido à acidez do solo, e os agricultores não conheciam a tecnologia agrícola. Na época, só existiam cinco tratores, e nos campos, poucas lavouras manuais de arroz, milho e algodão. E o ciclo da madeira estava chegando ao fim na região, que era conhecida como a terra dos "três S" - sapé, samambaia e saúva”, explica Gallassini.


Mas, felizmente surgiu a Coamo, graças aos idealismo dos79 fundadores pioneiros em 28 de novembro de 1970 que se uniram e iniciaram àquela que se tornou a maior cooperativa agrícola da América Latina. “Com a Coamo foram sendo vencidos e ampliados os desafios, e o progresso e a tecnologia viraram realidade, transformando regiões e comunidades, com altas produtividades das lavouras”, conta Gallassini.


A estrutura da Coamo é composta atualmente por 119 unidades localizadas em 68 Municípios nos estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, para recebimento da produção agrícola anual de 7,0 milhões de toneladas, o que equivale a 3,6% da produção brasileira de grãos e fibras.


Em seus 45 anos de existência, a Coamo tem mantido um crescimento constante alicerçado na união, no trabalho e na busca de melhorias tecnológicas para o pleno desenvolvimento de suas atividades. Os cerca de 7 mil funcionários efetivos, com suas competências funcionais, são responsáveis pela condução das operações e atividades da cooperativa.


“Parabéns aos associados, diretoria e funcionários, pois temos muito a comemorar. Creio que nos seus 45 anos de Coamo o que ela mais plantou não está na terra, mas no coração do agricultor, que acreditaram na força da cooperação. Plantamos a fé, nasceu a esperança”, comemora o presidente da Coamo.

Fonte: Ass. Imprensa
FOTOS

« Voltar
Publicidade
VEJA TAMBÉM
ABPA promove seminário sobre habilitações para exportação
Evento reuniu mais de 80 representantes de empresas produtoras e exportadoras de carne de aves e de suínos associadas à ABPA...
27/11/2015
Cooperativismo: Coamo comemora 45 anos de sucesso
Evento realizado nesta sexta-feira (27) com diretoria, cooperados e funcionários marcou o aniversário da cooperativa...
27/11/2015
Copagril realiza encerramento do ano do Cooperjovem
O Programa tem o objetivo de disseminar a cultura da cooperação nas crianças ...
27/11/2015
Editora O Presente Ltda | Fone/Fax: (45) 3254-1842